domingo, 16 de janeiro de 2011

Arquitetura no Acre

 Foto  da fachada principal da OCA.
http://www.agencia.ac.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=14534&Itemid=26

Inaugurada em Rio Branco a Organização Central de Atendimento, um local para serviços de atendimento ao cidadão. Com arquitetura contemporânea, a edificação é bem racionalizada e como não poderia deixar de ser, bastante funcional. Suas fachadas são recuadas com fechamento em pano de vidro e uma cortina de brises horizontais fixos. Com uma semi-cúpula central com estrutura métalica, fechamento em vidro laminado e revestida com os brises, fazendo uma alusão a uma oca índigena. Os brises que aparentam serem de madeira, são feitos de perfis metálicos, conferindo uma maior durabilidade e um baixo custo de manutenção.


 Foto  do mezanino da OCA.
http://www.agencia.ac.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=14534&Itemid=26
 Atentem para a escultura do condor mais ao fundo e da revoada de pássaros mais acima. Integração entre arquitetura, interiores, decoração e arte. 

6 comentários:

  1. Com esses desastres do Rio como fica os profissionais de arquitetura? onde eles podem contribuir para melhorar a vida dos desabrigados?

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente a falta de políticas habitacionais mais a falta de fiscalização adequadas, pelos órgãos públicos, contribuiram para essa tragédia.
    Numa situação triste e lamentável como esta, o papel do arquiteto, é agir com solidariedade como qualquuer outro cidadão, mas, também pode contribuir com seus conhecimentos técnicos, de imediato, para ajudar a organizar os abrigos e alojamentos, definindo layouts básicos,nos locais, para melhor abrigar as famílias com uma distribuição espacial mais organizada e melhorando os fluxos internos. Pois estes locais terão banheiros e cozinhas compartilhadas e grandes áreas separadas por divisórias, formando pequenas unidades habitacionais temporárias.

    ResponderExcluir
  3. Opa.. Edifa :) publiquei seu blogger em meu perfil do face.
    adorei saber que tem um blogger, de meu conhecimento é o único profissional da área q tem um. :) parabéns
    Alan Pinho

    ResponderExcluir
  4. Valeu Alan, se você tiver alguma sugestão para postar aqui, é só anviar.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Adorei!!!!
    Bacana seu Blog Edfa, já me tornei sua seguidora,
    bem interessante as matérias que vc postou aqui.
    A partir de agora me tornarei visita constante, pois sei que estará sempre atualizado.
    Parabéns pela iniciativa!
    Sucesso para você.

    ResponderExcluir